Logotipo Casar no Alentejo                 

Convites





Lista de Convidados

Muitas vezes, ao contrário do que se pensa, gerir a lista de convidados acaba por não ser tarefa fácil. Umas vezes condicionada pelo orçamento, outras vezes por outras razões, há que fazer uma gestão eficaz para evitar complicações.
Deverá estabelecer com o seu noivo e pais, se assim entender, quais as pessoas, a convidar de modo a não ferir susceptibilidades entre familiares e amigos.
Aconselhamos em primeiro lugar a definir o orçamento e calcular desde o início o número de pessoas a convidar, não esquecendo as crianças, principalmente as que ocupam um lugar na mesa.

Para que a tarefa seja simplificada deixamos-lhe algumas dicas em relação aos convidados:

Familiares: Em primeiro lugar deverá seleccionar os familiares mais próximos (directos), só depois os mais afastados.

Os Amigos: Tal como a família, deverá dar prioridade aos mais chegados e depois passar para os que mantém um relacionamento mais distante.

Colegas de Trabalho: Uma das questões que se coloca por vezes é a de convidar ou não os colegas de trabalho. Caso opte por não convidar poderá explicar aos seus colegas, informalmente, que o casamento é simples e que só vão estar presentes familiares. Se optar por convida-los a regra é a mesma. Aqueles com quem mantém um relacionamento mais próximo ou directo deverão ser prioritários, explicando que não irá fazer um casamento muito grande e que por isso não poderá convida-los a todos. Muitos compreendem e até agradecem.

 

A TER EM CONTA ...

A altura ideal para enviar um convite de casamento pode ir de dois meses a trinta dias antes da cerimónia.
Tente não enviar muito em cima da data pois poderá não conseguir as confirmações até á data pretendida, o que dificultará a distribuição dos convidados nas mesas.
Depois de escolher o convite faça as contas e veja quantos exemplares serão necessários. O mínimo será sempre um convite por família, no entanto deverá mandar fazer mais alguns exemplares para os imprevistos e possíveis enganos.

Quando direcciona o convite deverá ter em atenção alguns aspectos:

- Normalmente tem-se por aceite, que quando envia um convite a um elemento de um casal, que é casado, ou que vive em união de facto, o(a) companheiro(a) considera que também é convidado.
Caso esse casal já tenha constituído família e pretende que essa também seja convidada, então ao nome deverá acrescentar "e família".

- Em relação aos relacionamentos de namoro a opção é sua, mas se tiver margem com o número de convidados, certamente que o casal agradece, já que é uma ocasião para o apresentar.

- Dedique alguma atenção àqueles convidados solteiros, que não conhecem os outros convidados, poderá deixar em aberto a presença de um acompanhante. No entanto, a última palavra é sua.

Sugerimos que determine uma data para a confirmação dos convites que dê margem suficiente para determinar a organização e disposição das mesas. Fale com a empresa que organiza o catering para saber qual a antecedência para informar o número de convidados. Alguns ajustes são normais e podem ser efectuados, normalmente, até cerca de 18 horas antes. Se houver faltas no próprio dia, peça para retirar os lugares dos convidados que não compareceram, para que as não haja lugares vazios.

O que escrever ?

O convite deve conter a informação essencial sobre o casamento tais como o nome da(s) pessoa(s) convidada(s), a data, a hora, o local, a igreja e um contacto para onde os convidados possam responder.
O texto deve ser redigido na terceira pessoa do singular. Hoje em dia o mais comum é os pais dos noivos partilharem as despesas do casamento por isso é que já se tornou rotineiro ver os nome dos pais de ambos nos convites. Por outro lado, quando são os noivos a convidar, significa que são eles a arcar com todas as despesas.

A data, o mês e o ano em que se realiza o casamento devem ser escritos sem abreviaturas.

 



Comentários ()

Publicidade

Serve Bem Bem Manjar

Facebook

Meteorologia


ver dia seguinte
   Beja   Sunny  15º | 29º
   Évora   Mostly Sunny  15º | 29º
   Odemira   Sunny  17º | 29º
   Portalegre   Partly Cloudy  14º | 26º
   Faro   Sunny  19º | 27º
   Lisboa   Sunny  19º | 27º
voltar ao dia actual
   Beja   Mostly Sunny  15º | 28º
   Évora   Mostly Sunny  15º | 29º
   Odemira   Mostly Sunny  17º | 29º
   Portalegre   Partly Cloudy  14º | 27º
   Faro   Mostly Sunny  18º | 26º
   Lisboa   Mostly Sunny  18º | 26º

Quem Somos

O seu portal de casamentos no Alentejo. Escolha o seu espaço, quintas, hotéis, vídeo, restaurantes, pousadas, catering, fotógrafos, tudo o que pretende para o dia mais importante da sua vida.

Redes sociais

Notícias

É Dia dos Namorados! PERGUNTE-LHE!
A tradição definitivamente já não é o que era! PEÇA O SEU NAMORADO EM CASAMENTO. O dia é sup... [ler mais]

Contactos

Morada  Rua da Palma, 24 7800-286 Beja
Telefone  284 325 330
Email  geral@casarnoalentejo.com

Sondagem:

Como organiza o seu casamento?

Termos e condições | Casar no Alentejo é uma produção da empresa: Alenproduções - Alentejo Produções