Antigos costumes, actuais nas cerimónias

ARROZ
Jogar arroz aos noivos é uma tradição antiga da China, usada há dois mil anos. Esta atitude simboliza a fartura para a vida do casal (os grãos simbolizam a fertilidade).

ALIANÇA
O termo aliança, bérith em hebraico, possui o sentido de compromisso. O anel usado pelos casados tem a função da ambivalência de unir e, ao mesmo tempo, isolar. No plano esotérico, possui poderes mágicos. É o protector simbólico da união. Colocar um anel no dedo de outra pessoa, significa aceitar o dom de outrem como um tesouro exclusivo.

VESTIDO DE NOIVA
Sabia que a cor branca do vestido de noiva só foi popularizado no século XVII, no casamento da rainha Vitória? Ela lançou a moda que permanece até os dias actuais. Antes disso, especialmente na Idade Média, não havia cor específica para a cerimónia; a cor mais usada era o vermelho. O branco acabou por ser o preferido, por simbolizar a castidade e a pureza. Na Grécia e em Roma, existem relatos de que as pessoas usavam roupas brancas em celebrações importantes, como o nascimento e o casamento.


BOUQUET
O bouquet teria surgido na Grécia como uma espécie de amuleto contra o mau-olhado e, na sua confecção, era utilizado o alho. Confeccione dois bouquets: o primeiro, abençoado pelo sacerdote deverá ser guardado. O segundo, será lançado em direcção às mulheres solteiras. Aquela que o conseguir apanhar , terá a sorte de ser a próxima a casar.

GRINALDA
A grinalda faz com que a noiva se pareça com uma rainha, diferenciando-a dos convidados. Quanto maior a grinalda, maior é o símbolo de status e riqueza.

VÉU
Hijab (véu), quer dizer, em árabe, "o que separa duas coisas". O véu da noiva significa separar-se da vida de solteira, para entrar em uma nova vida; a de esposa.

PEÇA AZUL
Outra tradição comum é a noiva usar uma peça azul para "cortar a inveja" das moças solteiras. Recomenda-se também "usar o véu, uma jóia e até mesmo o vestido" de uma esposa que foi bem-sucedida no seu casamento (avó, mãe, etc.).




TRADIÇÕES

Noiva do lado esquerdo do noivo
Durante a celebração do casamento, a noiva deve colocar-se no lado esquerdo do noivo.
É uma tradição que remonta à Idade Média: se algum homem tentasse "roubar" a futura esposa do noivo, este, com a espada, usando o braço direito para o combate, defenderia a sua amada.

O noivo não pode ver a noiva vestida para a cerimónia antes do casamento
É uma tradição milenar praticada por quase todos os povos. Em alguns países árabes, o casamento (especialmente dos muçulmanos), ainda hoje é celebrado entre o pretendente e o pai da noiva (esta aguarda noutra sala). Somente depois de o casamento ser celebrado pelos homens, é que a noiva se encontra com o futuro marido. A tradição também ensina que o homem não deve tocar em nenhum pertence da noiva para não quebrar o encanto do casamento. Pode-se tocar apenas em objectos de vidro e ouro.

Carregar a noiva no colo
Este costume é oriental. Acredita-se que os génios ruins (que atacam apenas as mulheres) ficam a espera da noiva na porta do quarto nupcial. O marido deve proteger a esposa carregando-a ao colo , para evitar que ela "pise" algo mau.

Lua-de-mel
A Lua-de-mel tem origem no povo germânico, pois era costume realizar os casamentos na Lua Nova. Na cerimónia, os noivos bebiam uma mistura de água com mel para proporcionar boa sorte. O costume também poderia ter nascido em Roma: os convidados pingavam gotas de mel na porta de entrada da casa dos noivos para que estes tivessem uma "vida doce". Os judeus acreditam que casar na Lua Crescente é prenúncio de felicidade.
 



Comentários ()

Publicidade

Serve Bem Bem Manjar

Facebook

Meteorologia


ver dia seguinte
   Beja   Sunny  18º | 34º
   Évora   Sunny  19º | 36º
   Odemira   Sunny  18º | 29º
   Portalegre   Sunny  18º | 33º
   Faro   Sunny  18º | 23º
   Lisboa   Sunny  18º | 23º
voltar ao dia actual
   Beja   Sunny  16º | 34º
   Évora   Sunny  16º | 36º
   Odemira   Sunny  17º | 32º
   Portalegre   Sunny  17º | 34º
   Faro   Partly Cloudy  17º | 23º
   Lisboa   Partly Cloudy  17º | 23º

Quem Somos

O seu portal de casamentos no Alentejo. Escolha o seu espaço, quintas, hotéis, vídeo, restaurantes, pousadas, catering, fotógrafos, tudo o que pretende para o dia mais importante da sua vida.

Redes sociais

Notícias

É Dia dos Namorados! PERGUNTE-LHE!
A tradição definitivamente já não é o que era! PEÇA O SEU NAMORADO EM CASAMENTO. O dia é sup... [ler mais]

Contactos

Morada  Rua da Palma, 24 7800-286 Beja
Telefone  284 325 330
Email  geral@casarnoalentejo.com

Sondagem:

Como organiza o seu casamento?

Termos e condições | Casar no Alentejo é uma produção da empresa: Alenproduções - Alentejo Produções